domingo, 26 de abril de 2009

Acordar para vida

Viver sem amigos é como tentar tirar leite de um urso para o café da manhã. Dá muito trabalho e não vale a pena. -Zora Neale Hurston

Achei muito apropriada a frase de Zora. Viver sem amigos é tão difícil quanto tirar leite de um urso.
Sempre que penso nos meus amigos, imagino como é bom ter com quem conversar, dividir dramas (ui!), alegrias, a pipoca com coca, vendo um filminho qualquer. Dividir seu tempo, enfim, compartilhar, dar-se, receber e achar isso tudo muito bom.
Na vida, poucas são as alegrias que você pode viver sozinho. Mesmo quando tudo parece perfeito, você sempre vai pensar em contar tudo para “aquele” amigo.

A vida pode ser fácil ou difícil, depende por qual lente resolvemos olha-la. Se sua lente estiver embaçada, lá vem os amigos para te ajudar. Sem isso, sua visão ficaria sempre do mesmo jeito. Os amigos são pessoas que te ajudam até mesmo a virar o pescoço, para que sejam vistos novos horizontes.

Eu mesma estou saindo de um problema que julgava até então bem serio. Minha lente estava embaçada, trincada, sei lá. Tentei tirar leite de um urso para meu café da manhã. Os ursos não vão te ajudar... Nunca! Mas os amigos, ah, esses estão sempre ali, do seu lado. Alimentam-te com seus conselhos, te mimam com seu amor, te aconchegam com seus colinhos, que bom é o colinho de um amigo!

Estive no Rio de Janeiro essa semana. Fui buscar uns livros que emprestei, visitar uma amiga e, de novo, pela enésima vez, tentar tirar “leite de urso” (aff!). Eu com essa mania de fazer as coisas da maneira mais difícil!
Qual não foi minha surpresa, ao passar por uma grande decepção, encontrar com essa amiga e ainda ser apresentada para outras 2 novas e lindas “espécimes” de amigo. Espécime, digo, pela raridade, pela beleza de ver no outro um irmão de alma. Sabem essas almas-anjo? Encontrei mais delas.

Meu dia foi maravilhoso! Muita conversa, muito riso, muita vida compartilhada, muitas historias engraçadas, tristes, acabadas, inacabadas. Muita lembrança e muitos conselhos.

Foi um dia de “rever” conceitos, rever valores, estreitar laços e comemorar. Sim, sempre que se encontra um amigo, tem que haver celebração. Um amigo, presente por algumas horas, muda o rumo da nossa historia, pode acreditar nisso.

Para nunca mais esquecer: Se tudo parecer perdido, procure um amigo, se encontra-lo, encontrará tudo o que perdeu ou então, conquistará novas coisas, melhores que as primeiras.

Agradeço por esse dia! Agradeço à Marcela pela hospitalidade, generosidade e educação (isso ao ser bruscamente acordada às 6:00 a.m. em pleno feriado! Pode xingar agora, amiga rsrs), agradeço à Cristiane, pelas maluquices e pelo alto-astral e à Tania, essa dotada de uma espiritualidade esplêndida, fascinante e carismática. Agradeço a Deus pelo mar de Copacabana, bem cedinho, com gente correndo, cachorrinhos tomando água de coco, os homens com seus jornais e toda uma cidade acordando para vida.

Ali, resolvi acordar para minha também!

Beijo da Raposinha! Carpe Diem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario...